segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Vida e Obra

Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, no dia 4 de dezembro de 1866 , numa época de florescimento econômico e cultural .Viveu durante algum tempo na Sibéria Oriental, em Kyakhta, centro produtor de chá junto à fronteira da Mongólia,filho único do casal,seu pai sustentava a família com os rendimentos dos negócios do chá.

Em 1871 mudam-se para Odessa em conseqüência do clima moscovita. Logo em seguida seus pais divorciaram-se e sua criação ficou por conta de uma tia. Três anos depois começa a receber as primeiras aulas de desenho e música, aprende a tocar piano e violoncelo.

Em 1886, ingressou na Universidade de Moscou.Podendo assim viver em sua cidade predileta, optou pelo estudo de Direito e Economia. Não atreveu -se a ingressar na arte por achar que suas habilidades não eram suficientes. No ano de 1889 , como membro de uma missão etnográfica encarregada de estudar os costumes jurídicos das comunidades camponesas no norte da Rússia, descobre a riqueza da decoração dos interiores das aldeias e as belezas naturais, maravilha-se com as cores da cidade, com os cenários, cúpulas iluminadas pelo crepúsculo, fatos que vieram a despertar sua vontade de pintar paisagens coloridas.

E em 1892 prestou sem qualquer esforço os exames jurídicos, conseguindo um lugar de assistente na Universidade de Moscou.Logo após o exame casou-se com sua prima Anya Chimiakine,um casamento que foi acima de tudo uma relação amigável e intelectual.

Seu amor pela arte, mantido em seu subconsciente ,foi despertado por novas experiências e Kandinsky se vê obrigado a decidir-se entre a carreira universitária e a vida de artista, nesta época foi-lhe oferecido um lugar de professor na Universidade Russa de Língua Alemã de Dorpat, mas o rejeitou.

Segundo palavras do próprio, dois acontecimentos foram decisivos para sua opção pela arte: o primeiro, a exposição dos expressionistas em Moscou, em que se viu fascinado e perplexo com uma obra de Claude Monet. O segundo foi uma ópera de Wagner no teatro de Moscou. Ambas deixaram – no bastante comovido. Kandinsky considerava realmente existentes as relações entre as cores e os sons. A música e a pintura fascinavam o artista de tal forma, que tornou -se a chave principal de sua convicção artística e ponto de partida para toda sua obra.

Aos 30 anos deixa Moscou, muda-se para Munique, que na época era considerada uma cidade artística, aberta ao mundo. Nesse momento a arte deixa de ser para ele apenas um meio de escapar às tensões. Ingressou então para a escola de pintura do iugoslavo Anton Azbé , e mesmo sentido-se desestimulado com o tipo de ensino, submeteu-se a rigorosa disciplina de desenho de modelo vivo .

Nessa época conhece Paul Klee que mais tarde viria a ser um grande amigo. Insatisfeito, inscreve-se no curso do Prof. Von Stuck, mas foi rejeitado , retornou um ano depois , quando finalmente foi aceito . Permaneceu no ateliê de Stuck até 1900.

Em 1901, fundou a "Phalanx" (Falange) uma associação de artistas – expositores, que foi inaugurada com a exposição de obras suas e de seus colegas do ateliê de Stuck dentre eles Stern, Hüsgen , Hecker , Klee .

Apesar da contínua e intensiva atividade das exposições na "Phalanx", Kandinsky não conseguiu despertar interesse por sua obra. A "Phalanx" fecha por falta de alunos no ano de 1904.

Começava aqui um período de luta para alcançar o devido reconhecimento. A autoconfiança alcançada outra vez refletiu-se em inúmeros projetos e intenções, nascia em janeiro de 1909 a “Nova Associação dos Artistas de Munique“ (NKVM). Nessa época começa a pintar sobre vidro, inspirado na tradição da Bavária.

A cidade tornou-se o centro da arte vanguardista. Kandinsky pinta a “Composição II” (quadro praticamente perdido durante a 2ª Guerra Mundial, e que foi considerado o mais importante de sua obra). A reação dos críticos de Munique a essa obra foi fervorosa, todos concordando que tratava -se de uma obra de um louco ou de um viciado em morfina ou haxixe.

À partir dessa época kandinsky começou a dividir seus quadros em 3 grupos : “Impressões” – com referência a um modelo naturalista , “Improvisações” – que pretendiamrefletir emoções espontâneas e “Composições” – o grau mais complicado e mais elevado , alcançado após longos trabalhos preparatórios e , pelo menos uma vez fez alusão à música ao dar os títulos de “Improvisação” e “composição” . Era também por analogia à música que via as cores e as formas ”vibrarem” e “ressoarem”

Em 1910, o artista une teoria e prática, concluindo o livro “Do Espiritual na Arte“ e pintando sua primeira obra não figurativa , uma aquarela abstrata. Embora tenha encontrado dificuldades na publicação, o livro foi visto com entusiasmo no meio artístico e foi representativo para os jovens artistas que buscavam uma nova fonte de conhecimento.

Sua evolução não era totalmente aceita pelos seus colegas da “NKVM”, e as críticas aumentavam. Por essa razão foram canceladas algumas exposições, cresciam as tensões no seio da “NKVM” que termina em dezembro de 1911, quando o júri da 3ª Exposição da “NKVM” rejeitou a “Composição V”, alegando que as dimensões da obra não correspondiam às regras da associação.

A título de protesto Kandinsky saiu imediatamente da “NKVM”. Com isso o grupo perdeu a força e em 1912 deixou de existir. Como já previa a dissolução da “NKVM” já tinha planos para uma nova manifestação artística, que se concretizou sob forma de uma publicação com o título “Der Blaue Reiter “( O Cavaleiro Azul).Trabalhando ainda com Gabriele Münter e Franz Marc.Kandinsky e seus companheiros viam a publicação não só como uma manifestação de uma nova pintura na Alemanha, mas como um apelo a uma renovação em todos os domínios da arte e da cultura que em parte deveria ocorrer com uma reflexão.Teve sua primeira exposição coletiva em dezembro de 1911, na qual fez-se representar por três obras: “Impressão – Moscou”, “Improvisação 22“ e a polêmica e contestada “ Composição V.”

Em outubro de 1912, kandinsky consegue organizar sua primeira grande exposição individual. As exposições e o almanaque com o mesmo título representam um ponto de partida para a arte do século XX, que o conduziram a pintura abstrata.

Após a ruptura com a era materialista, nascia para ele um novo reino espiritual cuja forma de expressão adequada seria a pintura abstrata na qual trabalharia com afinco. Um marco decisivo deste caminho é o “Quadro com Borda Branca”,pintado em 1913, no apogeu de sua carreira, antes do Início da 1ª Guerra Mundial.Foi sua obra principal exposta no “Primeiro Salão de Outono Alemão“, organizado em Berlim no mesmo ano. Estoura a Primeira Guerra em 1 de agosto de 1914, kandinsky foge com Gabriele para a Suíça, passando pelos Balcãns até finalmente chegar a Moscou.

A guerra abalou o relacionamento conjugal, que vinha deteriorando-se aos poucos. Tem seu último encontro com Gabriele Münter em Estocolmo, no inverno de 1915/1916, quando puseram fim ao seu casamento.

Em 1917 conhece sua futura esposa Nina Andreewsky, filha de um general e muito mais jovem que ele . Encantou -se pela moça através de um contato telefônico. Casaram -se no mesmo ano, e no final desse mesmo ano nasce seu filho Vsevdov, que vem a falecer no ano de 1920.

As obras abstratas são marcadas por uma tendência crescente a geometrização de cada um dos elementos, que Kandinsky devia,por um lado , à sua própria evolução , e por outro , ao clima vanguardista que reinava em Moscou.

Durante os anos de 1918 a 1921, colaborou nos domínios da pedagogia de arte e reforma de museus , no seio de uma organização designada “IZO” (Seção das artes plásticas ) do “NARKOMPROS” ( Comissariado Popular para a Formação Cultural), publicou seis longos ensaios de 1919 a 1920 , trabalhou numa análise de suas “características pessoais” e começou a editar o primeiro volume de uma enciclopédia de artes plásticas , que nunca chegou a ser publicada . Fez parte da Comissão Estatal de aquisições do “Museu da Cultura Pictórica”, organizou 22 museus em várias cidades russas, era encarregado de selecionar e distribuir as obras. Foi extremamente influente como responsável de um atelier que fazia parte do “SVOMAS” de Moscou (Atelies Artísticos Estatais Independentes).

Foi responsável pela organização e gestão do Instituto de Cultura Artística (INChUK ) , de Moscou , no qual o programa de ensino previsto baseava-se em suas idéias anteriores que engrandeceram a correlação entre a pintura e a música e a análise das formas e cores elementares.

Em 1921, Walter Gropius convidou-o para lecionar na Bauhaus, em Weimar. Na Escola que tinha como objetivo unir as artes plásticas com as artes aplicadas, assumiu a cadeira de “Pintura Mural”,onde retomou os programas e os métodos de ensino que tinha experimentado no “Instituto de Cultura Artística” e que deveriam representar aqui o essencial de seu ensino de arte .

Seu trabalho no Ateliê de pintura mural preocupava – se cada vez mais com materiais próprios da pintura e os diferentes meios de ligações. Paralelamente aos cursos, dedicou-se a uma atividade febril em matéria de aulas e exposições, que ao todo foram sete.Apresentou inúmeras conferências e publicou ensaios sobre questões fundamentais relativas à pintura.

Após 1922 começou a influência do partido bolchevista sobre a função e o objeto da arte que conduziu ao “realismo socialista”. Os quadros de Kandinsky foram retirados dos museus, e sua obra deixou de ser apresentada na então União Soviética. Nesse mesmo ano arrisca-se em um novo confronto com seus colegas russos e participa da “Primeira Exposição da Arte Russa”, organizada pela galeria van Diemen , em Berlim ; além de esboçar quatro murais para a “Exposição de Arte sem Júri de Berlim “ . A realização dos murais proporcionou-lhe, uma vez mais, transpor a concepção da síntese das artes numa obra de execução livre. Em 1923 tem sua 1ª exposição individual em Nova Iorque na “Sociedade Anônima”

Esta primeira fase da Bauhaus foi,contudo obrigada a terminar em 1924 , face aos ataques dos partidos de direita de Weimar, com essa dissolução , Kandinsky funda com Klee , Feininger e Jawlensky o “Die Blaue Vier” ( Os quatro azuis ).Em 1925 a Bauhaus muda-se para Dessau. Essa 2ª fase começou com condições bem mais favoráveis, foram postos à disposição meios financeiros para a construção de um edifício escolar e habitações para os mestres.

As famílias de Kandinsky e Klee viviam lado a lado. Os dois pintores pediram a Gropius que introduzisse aulas de pintura livre, onde poderiam continuar suas investigações sobre a pintura.

Kandinsky e Klee,estavam ligados por uma sólida amizade e cada um respeitava os princípios artisticos do outro . Apreciavam –se tanto na qualidade de pessoas como de pintores, criando,contudo mundos completamente distintos.

Em 1926 em Munique, é publicado o segundo trabalho teórico importante de Kandinsky, “ Ponto e linha em relação à superfície”. O primeiro número da revista Bauhaus é dedicado a Kandinsky por ocasião de seu 60º aniversário.

Com a demissão de Gropius, a Bauhaus passou a ser dirigida por Hannes Meyer , de 1928 a 1931 , e conheceu uma fase de intensa politização dos estudantes . O comprometimento social de Meyer, que tinha aversão ao estetisismo dividiu os estudantes. Kandinsky e Klee viam –se expostos a ataques violentos. Meyer acabou por ser demitido e seu lugar ocupado por Ludwig Mies van der Roher, que transformou a Bauhaus numa pura escola de arquitetura , deixando de lado os objetivos fixados por Gropius , klee e Kandinsky. Klee aceita ir ensinar na Academia de Belas Artes de Dusseldórfia . Kandinsky foi-se retirando aos poucos da atividade de docente.

A Bauhaus é transferida em 1932 para Berlim por uma forte campanha de difamação feita pelos nazistas.A Bauhaus se fecha após encontrarem material comunista em suas instalações.

Em julho de 1933 muda-se com a esposa para Paris, onde esperava retomar rapidamente o contato com os antigos amigos, tanto mais que se tinha tornado artista de renome internacional. Mas a França só reconhecia seus próprios pintores. Sua expectativa foi frustrada, foi então retirando -se aos poucos da atividade de pintor.

Os anos de Guerra não pouparam Kandinsky, que sofreu terríveis privações . Foi quando recebeu convite para deixar Paris, mas preferiu ficar, e foi apoiado pela galerista Jeanne Bucher que expôs seus quadros. Apesar das dificuldades não perdeu seu entusiasmo pelo trabalho e continuou escrevendo diversos artigos em defesa da arte abstrata, com tudo isso sua obra dessa época não denota sinais de guerra ou da ocupação nazista. No ano de 1939 kandinsky e sua esposa adquirem a nacionalidade Francesa.

Termina sua última grande obra (“À Volta do Círculo”) em 1940.Até o fim Kandinsky continuou a pintar pequenos cartões, apesar de incapacitado por uma arteriosclerose, vindo a falecer no dia 13 de dezembro de 1944, em Neuilly-sur-Seine aos 78 anos de idade .

Preferências de Kandinsky

As artes que kandinsky mais gostava eram a pintura e a musica, essas artes o fascinavam tanto que as duas tem total influencia em sua vida. Kandinsky foi o pai do abstracionismo e foi o teórico mais influente do século XX. Ele, sendo fascinado pela musica, tocava piano e violoncelo, instrumentos que muitas vezes, de forma abstrata, eram introduzidos em suas obras.

Yelow, Red and Blue

Black Accompaniment,

Obra de Paulim

Obra de Paulim com instrumento(Pag 60)

Nenhum comentário:

Postar um comentário